terça-feira, 11 de agosto de 2009

CONHECENDO OS MESTRES DO BARRO

Hoje de manhãzinha, os alunos saíram numa excursão para o Alto do Moura, em Caruaru, onde vão conhecer os mestres do barro e desenvolver conhecimentos sobre cultura, artesanato, identidade sócio-cultural e pesquisas biográficas.

Isso faz parte de um projeto organizado pelas professoras Eglantine Pessoa (Artes) e Yvonne Carvalho (História) com a coordenadora Ana Cláudia (Ciências e Biologia). Elas antes visitaram o local e conversaram com artesãos e familiares de alguns dos maiores mestres do barro, como Vitalino e Galdino. Tudo isso para traçar o melhor roteiro, de modo que a garotada do CEU não vai apenas estudar a cultura e o artesanato em teoria, e sim, na prática. Ou seja, nossos alunos vão literalmente pôr a mão na massa, ou melhor, no barro!

Essa aula/oficina/pesquisa interdisciplinar vai repercutir na avaliação dos alunos em Artes, História, Literatura, Música, Português e Produção Textual. Veja o roteiro da excursão:

Visita ao Museu do Mestre Galdino
Os alunos vão fotografar obras, registrar dados relevantes sobre as poesias e entrevistar o filho do Mestre Galdino.

Aula expositiva numa oficina com a família Gonzaga
Elaboração das peças de artesanato desde a umidificação do barro à queimagem da peça. O pessoal vai conversar com essa família de artesão sobre o processo criativo e a produção em série para a comercialização.

Oficina de confecção de peça de barro
Sob a orientação do artesão Tiago Gonzaga no espaço Bosque das Estrelas, cada estudante vai confeccionar uma peça de barro que receberá o tratamento de secagem e queimagem para ser incorporada à exposição que iremos realizar na conclusão do projeto.

Visita ao Museu do Mestre Vitalino
A garotada vai coletar dados sobre sua vida e arte. Além de visitarem o museu, eles vão entrevistar o filho de Mestre Vitalino, o Sr. Severino.

EXCURSÃO AO ALTO DO MOURA


saída
7h15

chegada
Aproximadamente às 17h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIMENTOS SOBRE O CEU

DEPOIMENTOS SOBRE O CEU
Pais, alunos, professores dão depoimentos sobre a escola, evidenciando a qualidade da proposta pedagógica e do corpo docente.

EVENTOS DESTAQUES

EVENTOS DESTAQUES

Postagens populares

Total de visualizações de página