terça-feira, 1 de setembro de 2009

TRABALHO COM RECEITAS



Pedro Bettin e seu "Biscoito de aveia", Davi Batista com seu "Bolo de chocolate", Ana Maria Nascimento e seu "Pão-pizza" e Lucca Mossio com sua "Macarronada de lingüiça".

6º ANO APRENDE NOÇÕES DE TEXTO
COM RECEITAS CULINÁRIAS

No CEU, as aulas são sempre contextualizadas, instigantes e interativas. Prova disso é o trabalho realizado pelo professor Jefferson Clause (língua portuguesa) com os alunos do 6º ano. Para fazer a turminha entender noções de texto e textualidade, o professor pediu que os alunos apresentassem para a turma algum prato feito por eles a partir de uma receita culinária. "Princípios textuais como a manutenção tópica, a progressão temática, a referenciação pronominal, serão explicados a partir da observação do funcionamento da receita produzida pelos próprios alunos", esclarece o professor.

Cada aluno expôs oralmente sua receita para os colegas e escreveu-a no quadro, enquanto o professor filmava tudo. Como todo mundo já estava com água na boca, no final, todos degustaram os pratos feitos pelos pequenos chefs. Em outro momento, Jefferson pretende analisar com eles a relação entre a escrita (receita registrada no caderno) e a fala (exposição da receita em sala). "É importante que eles vejam características das duas modalidades, como o fato de o planejamento textual, às vezes, ser feito simultaneamente, dependendo de fatores situacionais e interacionais", explica.

video

O professor acha que a escola deveria criar situações mais concretas de interação com a língua. "A maioria trabalha a partir de conceitos estanques e arcaicos retirados do livro didático para, em seguida, levar os alunos àquela maratona chatíssima de exercícios estruturais que não têm a menor relação com o uso real da língua. Além de monótono para professores e alunos, este tipo de trabalho é pouquíssimo eficiente, já que não desenvolve o interesse pelo estudo do idioma nem muito menos a competência leitora, que é muito mais importante", critica Jefferson.

Questionado sobre a importância deste trabalho, ele transfere os elogios para a proposta pedagógica da escola. "O CEU insiste sempre em dois caminhos: trazer o mundo para a sala de aula e levar a sala de aula para o mundo. É o que a gente vem tentando fazer com muito suor e sentimento", comenta o professor de português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIMENTOS SOBRE O CEU

DEPOIMENTOS SOBRE O CEU
Pais, alunos, professores dão depoimentos sobre a escola, evidenciando a qualidade da proposta pedagógica e do corpo docente.

EVENTOS DESTAQUES

EVENTOS DESTAQUES

Postagens populares

Total de visualizações de página